segunda-feira, 24 de agosto de 2020

27/08 Dia do Patrono da escola

 

Oldemar Stobbe, também conhecido como Professor Zizo, nasceu na cidade de Campo Mourão, no estado do Paraná, no dia 27 de Agosto de 1954.

Passou a maior parte de sua infância nesta mesma cidade junto com seus pais, Senhor Alfredo Stobbe e a Senhora Zelinda Stimer Stobbe. Possuía três irmãos: Evaldo, José Carlos e Osmar, que era seu irmão gêmeo.

Sempre foi muito alegre, brincalhão e disposto a ajudar os amigos. Era muito estudioso e dedicado. Preocupava-se com a justiça, com o ser humano e sua identidade. Ingressou para o seminário dos Franciscanos em Nova Veneza, interessado nos estudos de Filosofia e Teologia, entre os anos de 1975 a 1981.

Foi convidado a fazer um estágio na Igreja Basílica, no bairro Boa Vista, em São José do Rio Preto, onde conheceu aquela que seria sua esposa, Teresa Calvo Sotelo. O casamento se realizou na cidade de Campinas, no dia 16 de Janeiro de 1982. O casal teve dois filhos: Paula Calvo Sotelo Stobbe e Lucas Calvo Sotelo Stobbe.

Zizo foi formado em Filosofia e Pedagogia, elaborou sua tese sobre alfabetização e identidade, na Unicamp, em Campinas. Foi um excelente profissional da Educação, sendo reconhecido em todos os lugares que lecionou, como na Faculdade de Itatiba, nas faculdades UNILAGO, UNORP, UNIRP e Dom Pedro, em São José do Rio Preto. Lecionou também na Faculdade de Barretos e em cursos de pós-graduação, sendo orientador de vários alunos.

Oldemar faleceu no dia 31 de Agosto de 1996 em um acidente de carro na rodovia Assis Chateaubriand quando retornava de Barretos, onde dava aula aos sábados.

Deixou na memória e no coração dos seus amigos e familiares a imagem de um homem alegre, brincalhão e que transmitia alegria para todos que o cercavam. Zizo sempre repetia que o estudo é uma chance de ter uma vida melhor, e que a sabedoria ninguém nos tira.

Oldemar Stobbe sempre foi uma pessoa de grande valor, como reconhecimento a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto prestou uma homenagem a ele colocando seu nome em nossa escola. Sentimos-nos honrados em preservar a memória deste educador que nos deixou tão cedo, mas que muito contribuiu para o bem de nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário