quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Dia das Bruxas: Corujas



Vamos falar das corujas? Dá sorte ou azar?
                O termo coruja é a designação comum das aves estrigiformes, das famílias dos titonídeos e estrigídeos. Na região do Amazonas, algumas espécies também são chamadas de murutucu. Tais aves possuem hábitos notívagos e vôo silencioso devido à estrutura das penas, alimentando-se de pequenos mamíferos (principalmente de roedores), insetos e aranhas. Engolem suas refeições por inteiro, para depois vomitarem pelotas com pêlos e fragmentos de ossos. A superstição popular diz que adivinham a morte com o seu piar e esvoaçar. Julgava-se também que essas aves gostam de azeite por visitarem as igrejas durante a noite, onde existiam lamparinas de azeite acesas. Na realidade, elas procuravam os insetos atraídos pela luz das lamparinas. Os filhotes de corujas podem ser vítimas de outros predadores, como o gavião.
            As corujas podem girar sua cabeça e pescoço em até 270º em qualquer direção.
            O símbolo da deusa grega da sabedoria, Atena, é a coruja. Também considerada o símbolo da filosofia.
            Na Grécia antiga a coruja era o pássaro da deusa Atena e, portanto, de bom agouro. Já na Roma dos Césares, a coruja era considerada de mau presságio. E tinham lá os seus motivos para pensarem assim, uma vez que pouco tempo antes de o imperador Commodus Aurelius morrer, uma coruja pousou no seu quarto; pios de coruja prenunciaram o assassínio de Júlio César, o mesmo ocorrendo antes da morte de Augusto. Por outro lado, a vida de Gengis Khan foi salva por uma coruja, segundo a lenda.
            Curiosidades: Os gregos diziam que a coruja é o símbolo da sabedoria porque consideravam a noite como o momento da revelação intelectual e do pensamento filosófico, e a coruja, por ter hábitos noturnos, acabou representando a busca pelo saber. Por causa disso, a deusa Atena tinha uma coruja como mascote. Ao longo dos tempos, outros bichos foram usados para representar a sabedoria, como a tartaruga, entre os chineses, e o salmão, para os celtas...
Mas os romanos acreditavam que a coruja trazia má sorte e seu canto anunciava que alguém iria morrer. Muitos ainda dizem que ela traz azar quando sobrevoa a casa. Mas os índios garantem que dá sorte....

            E pra vc? A coruja dá sorte ou azar???

Coruja Buraqueira
Popularmente conhecida como coruja-buraqueira, a Athene cunicularia é uma ave de rapina de pequeno porte, que habita desde o território do Canadá (América do Norte) até a Terra do Fogo (extremo sul da América do Sul). São encontradas por todo o Brasil, a exceção da bacia Amazônica. Esta coruja tem o nome de “buraqueira” porque vive em buracos, ou tocas, abandonados por outros animais, como tatus. Se necessário, ela mesmo cava um buraco, mas prefere se apossar de buracos abandonados.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Strigiformes
Família: Strigidae
Gênero: Athene
EspécieA. cunicularia
A coruja-buraqueira tem a cabeça redonda e pernas longas. Mede aproximadamente 23 centímetros, sendo o macho maior que a fêmea. Geralmente, sua plumagem é amarelada – sendo que as fêmeas comumente são mais escuras que o macho - suas sobrancelhas são brancas e seus grandes olhos são amarelos.
A visão da coruja-buraqueira é binocular, ou seja, a coruja enxerga um objeto com os dois olhos ao mesmo tempo, o que permite que sua visão seja três dimensões. A visão da coruja-buraqueira é cem vezes mais aguçada que a do homem. Além disso, a coruja possui uma audição potente e a capacidade de girar o pescoço em um ângulo de até 270º. Com esses sentidos aguçados, a coruja-buraqueira é uma excelente caçadora.

Insetos, pequenos roedores, cobras e até pequenos pássaros são a base da alimentação das corujas-buraqueiras. Embora possa caçar à qualquer hora do dia, prefere o entardecer e o amanhecer, ou seja, o crepúsculo.
Os meses de março e abril são o período de reprodução da coruja-buraqueira. Nessa época, o casal se reveza no preparo do ninho, aperfeiçoando o buraco abandonado por outro animal. As corujas cavam com os pés e os bicos, alargando e aprofundando horizontalmente o buraco inicial. Geralmente o ninho tem entre 30 e 60 centímetros de largura e chegam a medir até 3 metros de comprimento. Por fim, o fundo do ninho é coberto com capim seco.
A fêmea bota entre 6 e 12 ovos, e os choca por 28 dias. O macho é responsável por proteger o ninho e procura alimento para a fêmea e para os filhotes até estes abandonarem o ninho. Por volta de 14 dias após o nascimento, os filhotes já se aventuram na saída do buraco, onde ficam empoleirados esperando o alimento trazido pelos pais. Apenas depois de 44 dias, os filhotes abandonam o ninho. Começam a caçar insetos em seguida, com aproximadamente 50 dias, estando aptos para viverem sozinhos após 60 dias. As aves de rapina maiores e o homem são os únicos predadores da coruja-buraqueira, que chega a viver mais de 25 anos em seu habitat natural.
https://www.infoescola.com/aves/coruja-buraqueira/


Atividades do Dia das Bruxas

PROBLEMINHAS MISTERIOSOS
11)      Coraline estava entediada e foi contar as janelas da casa nova. Na sala havia 4 janelas, na cozinha havia 2 e em cada um dos 3 quartos havia 3 janelas. Quantas janelas havia na casa?




R:______________________________________________________________________________
22)      O pai de Coraline escreveu 6 artigos para a revista de jardinagem e recebeu R$ 750,00 por cada um. Quanto ele recebeu por esse trabalho?
           



            R:_______________________________________________________________________________
33)      A outra mãe de Coraline fez um jantar maravilhoso com 1 dúzia de bolinhos de queijo, 1 dúzia de bolinhos de bacalhau, 10 bolinhos de espinafre e 1 duzia de bolinhos de abóbora, além de arroz, frango e saladas. Quantos bolinhos a outra mãe fez?




            R:_____________________________________________________________________________
44)      O outro pai de Coraline plantou as 258 mudas de flores em 6 canteiros iguais. Quantas mudas ele plantou em cada canteiro?





            R:_______________________________________________________________________________
55)      Em um canteiro retangular, o outro pai iria plantar petúnias, mas precisava saber a área do canteiro para poder comprar as mudas. Ajude-o a calcular:
 




R:_______________________________________________________________________________
66)      Para cercar o canteiro retangular com 3 voltas de arame, quantos metros de arame o outro pai irá usar?
           




            R:_______________________________________________________________________________
Boa Prova


Nome: __________________________________________________________nº_____
Data ____/____/______ 5º ano _____ Professora _______________________________

Abracadabra
Em 1693, na cidade de Salem, três irmãs bruxas chamadas Winifred "Winnie", Mary e Sarah Sanderson atraem uma garotinha chamada Emily para sua casa na floresta, onde está sendo preparada um poção mágica para sugar a força vital da menina. Seu irmão, Thackery Binx, tenta salvá-la, mas é capturado pelas bruxas e obrigado a ver sua irmã morrendo. Como as bruxas estão prestes a fazer o mesmo com Binx, ele raivosamente declara a Winnie e suas irmãs que não há crianças suficientes no mundo para fazê-las bonitas. Isso leva o trio a transformá-lo em um gato preto imortal com a capacidade de falar, punindo-o pelo insulto. Logo as bruxas são sentenciadas à morte pelos aldeões de Salem. Enforcadas devido a prática de feitiçaria, antes de morrerem, lançam uma maldição que as elevaria dentre os mortos quando um virgem acendesse a vela da chama negra dentro da casa das irmãs. Incapaz de regressar à sua família, Binx começa a dedicar sua vida imortal para guardar a casa das bruxas para que a maldição não possa vir à luz.
Trezentos anos depois, em 1993, um adolescente de Los Angeles chamado Max muda-se para Salem junto de seus pais e sua irmã mais nova chamada Dani. Max se apaixona por Allisson, uma jovem que possui grande conhecimento sobre a história das irmãs Sanderson. Na noite do dia das bruxas, Max, Allisson e Dani resolvem invadir a antiga casa das irmãs. Max acaba acendendo a vela da chama negra fazendo com que as bruxas voltem da morte. As três tentam capturar Dani, mas Max consegue salva-la, levando consigo o livro de feitiços de Winifred sob conselho de Binx. As bruxas aparecem de repente em suas vassouras e invocam o cadáver de Billy Butcherson. Billy persegue as crianças através de alguns esgotos até as ruas de Salém.
As crianças conseguem prender as bruxas dentro de um forno da escola, porém elas conseguem escapar. Max e Allison resolvem abrir o livro de feitiços para encontrar uma maneira de fazer Binx voltar a ser humano. Mas isso faz com que o livro envie um sinal às irmãs Sanderson em direção à casa de Max. Chegando lá, elas sequestram Dani e Binx e recuperam o livro.
Max e Allison vão salvar Dani e Binx. Winnie persegue-os para se vingar. No cemitério, as crianças encontram Billy, que acaba se aliando com elas para derrotarem as irmãs. Dani é capturada novamente, porém Max consegue a bebida utilizada para sugar a força vital das crianças e se oferece no lugar de sua irmã. Winnie lhe aceita e tenta sugar sua vida, mas acaba caindo no solo consagrado do cemitério e é transformada em pedra. Com o nascer do sol, Mary, Sarah e Winifred (transformada em pedra) viram poeira. Logo, a maldição de Binx termina fazendo-o morrer, Billy retorna ao seu túmulo e os pais de Max e Dani, e todos os outros adultos presentes no baile, finalmente param de dançar. Binx, mais uma vez em forma humana, junta-se com sua irmã Emily e despede-se de todos.
Prof.ª Kelly de Oliveira


Atividades
1) Como a bruxa Sara atrai as crianças?
aa)      Com sua beleza.
bb)      Com seu canto.
cc)      Amarrando.
dd)      Com um brinquedo.

2) Para que as bruxas queriam as crianças?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3) Em qual animal as bruxas transformam Binx?
a) Sapo.
b) Rato.
c) Coruja.
d) Gato.

4) Qual era a cor de Binx?
a) Branco.
b) Preto.

5) Quantos anos se passam antes de se cumprir a maldição das bruxas e elas voltarem à vida?
_____________________________________________________________________________
6) Quem acende a chama da vela negra?
a) Max.
b) Binx.
c) Dani.
d) Billy.

7) Quem protege a casa das bruxas para evitar que a maldição se cumpra?
a) Max.
b) Binx.
c) Dani.
d) Billy.

8) Como Winnie amaldiçoa os adultos da cidade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9) Como as bruxas são derrotadas?
a) Winnie vira pedra ao tocar em solo consagrado e todas explodem com os raios do sol.
b) Winnie suga a vida de Max mas morre queimada pelo sol junto com as irmãs.
c) Elas não morrem, conseguem sugar a vida de Max e vivem para sempre.
d) elas morrem no forno da escola e não voltam mais.
                                                                                                                     




Dia das bruxas

Esta festa reproduz as tradições dos povos de Gália e Grã Bretanha entre os anos 600 a.C e 800 d.C, sendo que hoje com adaptações feitas pelos Estados Unidos como as decorações e fantasias. Com maior relevância nos países anglo-saxônixos como Canadá, Reino Unido e Estados Unidos, tem base em celebrações dos antigos povos.

A celebração deste dia tem duas origens na história:
            Na origem pagã, está de acordo com a celebração do povo Celta. Com a invasão dos romanos nas ilhas britânicas, houve a mescla das culturas o que fez com que a origem celta fosse esquecida com o tempo. O povo celta fazia uma comemoração chamada “festa de Samhaim” que acontecia entre os dias 5 e 7 de novembro durando uma semana e dava inicio ao novo ano celta.
            Diziam que os espíritos dos mortos voltavam nessa data para visitar os vivos e os lares, guiando seus familiares rumo ao outro mundo.
            Esta festa era uma das mais importantes para este povo, pois celebrava o que pra nós seria o “céu e o inferno”. Para os celtas o lugar dos mortos era um lugar de felicidade perfeita, onde não havia sofrimento.
            Esta data (embora com outro significado) na origem católica, existe desde o século IV. A igreja da Síria considerava um dia para festejar Todos os Mártires. O Papa Bonifacio, três séculos mais tarde, passou a celebrar o dia para Todos os Santos. Esta festa era celebrada em 13 de maio, porém o Papa Gregório mudou esta data para 01 de novembro. No ano de 840 o mesmo Papa ordenou que esta data fosse comemorada universalmente. Como se tornou uma grande festa, tinha inicio no dia 31 de outubro com celebração vespertina e vigília.
            Outra hipótese para o surgimento desta festa na igreja católica, é que esta, teria tentado eliminar a festa pagã de Samhaim.
            A relação entre essa data e as bruxas, ocorreu na Idade Média quando havia a perseguição a homens e mulheres que eram considerados curandeiros. Os que fossem suspeitos dessa prática eram chamados de bruxos no sentido negativo. Como punição eram levados a julgamento e consequentemente a fogueira. Quando essa cultura foi levada aos Estados Unidos pelos imigrantes irlandeses, povo de cultura celta ficou então conhecida como “Dia das Bruxas”.
            Hoje o Dia das Bruxas pouco tem a ver com a maneira que era celebrada antigamente. O que restou foi a referência aos mortos, mas com características bem distintas. Devido a esta relação, os símbolos usados nesta festa são sempre assustadores: Bruxas, caveiras e gatos pretos, são comuns nesta data.
            As crianças participam desta festa se fantasiando e batem de porta em porta na vizinhança pedindo doces e guloseimas com a frase “doçura ou travessura”. Acontece na véspera do dia de todos os Santos no dia 31 de outubro em grande parte do Ocidente, mas com maior significância nos Estados Unidos.
            No Brasil esta comemoração é mais recente e acontece devido à grande influência americana, principalmente pelos grandes veículos de comunicação. Os cursos de inglês também exercem significativa importância neste movimento no país para que haja uma vivência da cultura estrangeira pelos alunos.
            Alguns brasileiros não concordam com a comemoração desta data no país argumentando que o Brasil tem um folclore muito rico e que não deve ser esquecido, ao contrário, deve se valorizado. Então, para isso, foi criado pelo governo o dia do Saci comemorado também em 31 de outubro desde 2005.


Monstros do Folclore 02

Iara
Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma linda sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.

A lenda conta que a linda sereia fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Passa grande parte do tempo admirando sua beleza no reflexo das águas, brincando com os peixes e penteando seus cabelos com um pente de ouro.

Nas pedras das encostas, costuma atrair os homens com seu belo e irresistível canto, que ecoa pelas águas e florestas da região. As vítimas costumam seguir Iara até o fundo dos rios, local de onde nunca mais voltam. Os poucos que conseguem voltar acabam ficando loucos em função dos encantamentos da sereia. Neste caso, conta a lenda, somente um ritual realizado por um pajé (chefe religioso indígena, curandeiro) pode livrar o homem do feitiço.

Bruxa
A Bruxa para as crianças é a figura clássica da mulher velha, alta e magra, corcunda, queixo fino, nariz pontudo, olhos pequenos e misteriosos, cheia de sinais nos cabelos e manchas na pele. 

O principal trabalho das Bruxas é carregar meninos que teimam em não dormir cedo, ou em alguns casos, mantendo os vestígios do mito de origem Europeia, sugar seu sangue sem que ninguém a veja, já que é capaz de se tornar invísivel. No Norte do país ela é conhecida como Feiticeira

Para evitar que a Bruxa entre numa casa deve-se riscar nas portas os símbolos cabalísticos; o sinal de Salomão, que é uma estrela de seis pontas, feita com dois triângulos, ou a estrela de cinco pontas, que é o sagrado pentágono, ou ainda as palhas secas do Domingo de Ramos postas em forma de cruz. Novelos de fios da fibra do Caroá, espécie de planta usada para fazer barbantes; linhas de pesca e tecidos, também serve. 
Minhocão


Alma de Gato